| dc.description.tableofcontents | Os combustíveis fósseis possuem duas características importantes, além de serem fontes de alta concentração energética: eles podem ser armazenados até o momento em que seu uso for necessário, e podem ser transportados para o local de sua utilização (Kousksou et al., 2014).
Em contrapartida, a maioria das energias renováveis, seja na forma primária (da maneira disponível na natureza), ou na forma secundária (após a transformação em eletricidade) não podem ser armazenadas, sendo imperativa a sua utilização imediatamente após sua geração. Esta situação gera o desafio do equilíbrio instantâneo de geração e consumo da energia.
Ao longo dos anos, o setor elétrico enfrentou o desafio de equilibrar a geração de eletricidade com uma carga variável, porém, atualmente o desafio foi ampliado, devido à entrada gradual de uma geração que também é variável. Uma alternativa para auxiliar no balanceamento entre geração e demanda é o armazenamento da energia elétrica. O armazenamento de energia em grande escala é uma solução promissora para aumentar a flexibilidade do sistema elétrico e reduzir os desperdícios da energia proveniente de fontes renováveis variáveis (Chen & Zhao, 2014). | es_ES |